No âmbito da disciplina de Ciências Naturais e dos tema e subtema Terra em transformação – Estrutura e dinâmica interna da Terra, as turmas do 7º B, C e D realizaram um conjunto de atividades práticas.
Foram trabalhadas as aprendizagens essenciais:
- Sistematizar informação sobre a Teoria da Deriva dos Continental, explicitando os argumentos que a apoiaram e que a fragilizaram, tendo em conta o seu conteúdo histórico.
- Caracterizar a morfologia dos fundos oceânicos, relacionando a idade e o paleomagnetismo das rochas que os constituem com a distância ao eixo da dorsal médio-oceânica.
- Relacionar a expansão e a destruição dos fundos oceânicos com a Teoria da Tectónica de Placas (limites de placas) e com a constância do volume e da massa da Terra.
- Sistematizar informação sobre a Teoria da Deriva dos Continental, explicitando os argumentos que a apoiaram e que a fragilizaram, tendo em conta o seu conteúdo histórico.
- Caracterizar a morfologia dos fundos oceânicos, relacionando a idade e o paleomagnetismo das rochas que os constituem com a distância ao eixo da dorsal médio-oceânica.
- Relacionar a expansão e a destruição dos fundos oceânicos com a Teoria da Tectónica de Placas (limites de placas) e com a constância do volume e da massa da Terra.
Os objetivos a atingir (e atingidos) foram os de:
- Relacionar a expansão dos fundos oceânicos com o movimento dos continentes.
- Simular os limites divergentes das placas litosféricas.
- Visualizar correntes de convecção.
- Compreender como em ciência há evolução dos conceitos
- Relacionar a expansão dos fundos oceânicos com o movimento dos continentes.
- Simular os limites divergentes das placas litosféricas.
- Visualizar correntes de convecção.
- Compreender como em ciência há evolução dos conceitos
prof. Maria Antónia Guedes
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