Na EBS Armando Côrtes-Rodrigues cultivamos a importância da partilha. Por isso, o dia 7 de dezembro foi dia de “Aula de Fora”, uma aula diferente, na qual os testemunhos de vida ganharam um sentido maior e foram oferecidos ao som de diferentes pronúncias, cheias de vida e de história.
Com esta aula, que tem como objetivo fomentar o contacto dos alunos com outras realidades, assim como a partilha de experiências e a reflexão através de testemunhos de vida inspiradores, as turmas dos 9.ºs A, B, C e D ficaram a conhecer a história de vida de Yulia Stridanadko, de origens ucranianas, de Frédéric François Rachlin, com raízes francesas, e de Vladimir Secrii, vindo da Moldávia, que encontraram nos Açores, e mais concretamente em São Miguel, um novo lar.
Geografia, história, natureza, cultura, tradições, gastronomia, música, e, imagine-se, até futebol andaram de mãos dadas nessa sala, testemunho de interculturalidade e da constatação de que países tão diferentes, afinal, possuem tantas semelhanças com a nossa Região e a nossa ilha.
No final da sessão, ficou a certeza, mais uma vez, que somos todos tão diferentes e, ao mesmo tempo, tão iguais!
Por essa razão, fica aqui um agradecimento especial aos nossos convidados: pela capacidade de partilha, já que, mesmo com algumas dificuldades linguísticas pelo meio, conseguiram levar-nos a viajar um pouco pelos seus países e, ao mesmo tempo, a abraçar mais o nosso! Fica, também, um reconhecimento a todos os que assistiram (desde alunos, acompanhados pelos seus professores, a Encarregados de Educação), mostrando que a escola é comunidade, é vivência e partilha!
Terminamos com uma citação que tão bem ilustra aquilo que é a escola e o espírito que rege a “Aula de Fora”, proferida por um dos nossos convidados, Frédéric François Rachlin: “Quando queremos, podemos… quando podemos, devemos!” (“Quand on veut on peut, quand on peut on doit", de Napoleão Bonaparte).
Que os nossos alunos percebam sempre a sua força e que saibam e tenham a coragem de lutar sempre pelos seus objetivos e pelos seus sonhos! Porque “quando queremos, podemos”!
Assim se cumpre e faz a escola!
prof. Malvina Sousa
Sem comentários:
Enviar um comentário