Segue abaixo a informação enviada pela Dr.ª Filipa Vicente Rodrigues.
O meu nome é Filipa Vicente Rodrigues, sou médica de família e encontro-me a realizar um estudo sobre «Estilos Parentais em vítimas de bullying na sua infância e ou adolescência» no âmbito de uma tese do mestrado Internacional em Saúde Mental nos Cuidados de Saúde Primários, da Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa.
O bullying é um tipo comum de violência entre crianças e adolescentes, definido como «qualquer comportamento agressivo indesejado por outra criança/adolescente ou grupo de crianças/adolescentes, que não são seus irmãos ou namorados, e que envolve um desequilíbrio de poder, observado ou perceptivel, que se repete várias vezes no tempo ou tem elevada probabilidade de se repetir». (Gladden, Vivolo-Kantor, Hamburger, & Lumpkin, 2014).
O bullying tem várias consequências negativas na saúde mental e na capacidade de socialização, não só na infância/adolescência, mas que também persistem para a idade adulta.
Este trabalho pretende estudar como é que ter sido vítima de bullying no passado pode influenciar o estilo parental de um indivíduo mais tarde na sua vida, quando se torna pai ou mãe.
Com efeito, procuro pais/mães de jovens com idades compreendidas entre 10 e 15 anos, que tenham sido vítimas de bullying escolar na sua infância e/ou adolescência e que estejam disponíveis para participar neste estudo.
Este estudo consiste em 2 partes:
Uma primeira parte, um questionário online anónimo que tomará 10 minutos a ser respondido e que está disponível em
https://forms.office.com/e/0aADPnCL4J
E uma segunda parte, que consiste numa entrevista online, via zoom, a agendar mediante disponibilidade demonstrada no preenchimento do questionário acima mencionado.
A participação é voluntária, confidencial e não remunerada.
Este estudo tem aprovação da Comissão de Ética da Nova Medical School (em anexo)
Qualquer dúvida pode ser enviada para a2008077@nms.unl.pt
Muito obrigada pela vossa colaboração.
Ao dispor para qualquer esclarecimento.
Com os melhores cumprimentos
Filipa Vicente Rodrigues
Médica de família
Mestranda no Mestrado Internacional em Saúde Mental em Cuidados de Saúde Primários da NSM/UNL